Assine documentos digitalmente e acelere processos. Solicite a sua assinatura e o seu certificado digital com o auxílio de um especialista.
Para solicitar esse serviço, preencha o formulário a seguir
O que é um certificado digital?
O certificado digital é uma ferramenta que atua como uma identidade digital, permitindo que pessoas físicas ou jurídicas realizem transações online com a garantia de autenticidade e a proteção das informações trocadas.
Quais os tipos de certificado digital?
Certificado digital e-Notariado:
- Emitido sob a Infraestrutura do sistema e-Notariado, conforme prevê o Provimento CNJ nº 100/2020 e o art. 10, § 2º, da Medida Provisória 2.200/2001.
Certificado digital ICP-Brasil:
- Emitido sob a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, conforme prevê o art. 10, § 1º, da Medida Provisória 2.200/2001.
Para que serve o certificado digital do e-Notariado?
O certificado digital e-Notariado permite identificar os participantes de transações online, assinar digitalmente documentos como por exemplo: escrituras, atas notariais, procurações, testamentos, reconhecer firma, etc. Em resumo, torna os processos notariais mais seguros e eficientes, possibilitando transações remotas e eletrônicas.
Quem deve comparecer?
Deve comparecer - virtual ou presencialmente - o titular solicitante do certificado.
Troquei meu celular e meu certificado sumiu, o que devo fazer?
Por segurança, quando o usuário muda de aparelho o certificado é apagado. Neste caso é necessário emitir um novo. Basta preencher o formulário de solicitação clicando AQUI.
Documentos Necessários
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EMISSÃO PRESENCIAL
- 1) Documento de identificação original com CPF, como por exemplo: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Nacional de Habilitação Digital, Passaporte, Carteira de Identidade de Estrangeiro, Carteira de Identidade Profissional (OAB, CRC, CRM etc.).
- 2) Comprovante de Estado Civil (se solteiro = Certidão de Nascimento / se casado = Certidão de Casamento / Separado, Divorciado, ou Viúvo = Certidão de Casamento com averbação/anotação);
- 3) Comprovante de endereço atual;
- 4) Número do celular;
- 5) Instalar previamente o aplicativo e-Notariado.
EMISSÃO REMOTA (por videoconferência)
- 1) Documento de identificação original com CPF, como por exemplo: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Nacional de Habilitação Digital, Passaporte, Carteira de Identidade de Estrangeiro, Carteira de Identidade Profissional (OAB, CRC, CRM etc.).
- 2) Comprovante de Estado Civil (se solteiro = Certidão de Nascimento / se casado = Certidão de Casamento / Separado, Divorciado, ou Viúvo = Certidão de Casamento com averbação/anotação);
- 3) Comprovante de endereço atual;
- 4) Foto recente (em boa qualidade e enquadramento);
- 5) Informar o número do telefone celular (no qual será instalado o certificado), e-mail e profissão;
ATENÇÃO! Para emissão remota, o documento mencionado no item 1 deve ser apresentado em formato eletrônico ou confirmável, por exemplo: RG digital, CNH digital, ou documentos emitidos por órgãos de classe com possibilidade de confirmação da foto e dados biográficos em site oficial da entidade. Caso não possua, é possível utilizar o documento em papel, mas seu portador deverá possuir ficha de firma aberta conosco.